terça-feira, 27 maio, 2025
InícioGERALAssentamento Boa Esperança se une ao Aliança Cristalino Sem Fogo no combate...

Assentamento Boa Esperança se une ao Aliança Cristalino Sem Fogo no combate a incêndios no Parque Cristalino II

Em um esforço conjunto para combater os incêndios florestais que ameaçam a região de Alta Floresta e Novo Mundo, o Projeto Aliança Cristalino Sem Fogo realizou um evento educativo no Assentamento Boa Esperança neste fim de semana. Promovido pela Fundação Ecológica Cristalino (FEC), o projeto reuniu produtores de agricultura familiar e especialistas em várias palestras e treinamentos.

Após apresentação sobre os projetos da FEC, realizada pelo coordenador geral, Lucas Eduardo Araújo Silva, o engenheiro agrônomo e analista ambiental do Instituto Centro de Vida (ICV), Luan Cândido, abriu a série de apresentações com a palestra “Cuidados na Propriedade para Reduzir Riscos de Incêndios”. Luan explicou a implementação de barreiras e aceiros, além de estratégias para alertar sobre riscos. O foco na utilização de barreiras verdes e de Capiaçu também foi abordado.

Na sequência, o soldado Souza, do Corpo de Bombeiros, discutiu o “Combate ao Princípio de Incêndio na Propriedade”. Ele destacou o papel das brigadas voluntárias e comunitárias, formadas por moradores locais que conhecem bem a região e são capazes de agir rapidamente para mitigar incêndios.

Encerrando a jornada de formação, a coordenadora jurídica do Observatório Socioambiental de Mato Grosso, Edilene Amaral, conduziu a palestra “Segurança Jurídica e Prevenção de Multas”. Edilene destacou a importância do Cadastro Ambiental Rural (CAR) e dos direitos e deveres das propriedades rurais, incluindo a manutenção de Áreas de Preservação Permanente (APP) e Reservas Legais. Ela enfatizou o uso sustentável dos recursos naturais como um pilar essencial para a regularização ambiental.

Nos próximos dias 12, 13 e 14 de junho, o assentamento será palco de um curso de formação para brigadistas comunitários, um o essencial para fortalecer a defesa contra incêndios na região. Equipamentos e certificados serão disponibilizados para os participantes, como destacou Milton Moura, Presidente da Associação Boa Esperança: “Essa capacitação é essencial para nos proteger e garantir a nossa produção.”

A participação ativa da Associação de Mulheres Camponesas do Boa Esperança e da Prefeitura de Novo Mundo reforça o caráter colaborativo desta iniciativa. “. Nos anos anteriores sofremos muito com o fogo aqui no assentamento Boa Esperança. Perdemos gado, casas e a plantação de banana. Os incêndios vêm forte e queima muito rápido. O projeto Aliança Cristalino sem Fogo é uma oportunidade de aprendemos como proteger nossas casas, nossa produção que é destinada a merenda escolar. Precisamos muito da ajuda de todos”, destacou Marilez Alves.

O secretário de Agricultura de Novo Mundo, José Ademir Tesk comentou que “nessa região, o fogo é uma grande ameaça nos assentamentos e para a agricultura familiar. Essa parceria entre as comunidades, as organizações que fazem parte do Aliança Cristalino sem Fogo e a Prefeitura de Novo Mundo é essencial para a prevenção e o combate na região”, disse.

A implementação do projeto conta com o apoio de tecnologias avançadas e recursos fornecidos pelo Ministério das Relações Exteriores da Noruega e NICFI, através da Rede Floresta. Essa colaboração fortalece as políticas públicas e promove a conservação ambiental na região.

Participe do nosso grupo de Whatsapp

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mais popular

Pular para o conteúdo