O atraso na realização do processo seletivo para a contratação de Agentes Comunitários de Saúde e Agentes Comunitários de Endemias em Alta Floresta está resultando na falta destes profissionais, várias unidades estão sem agentes comunitários de saúde, devido ao encerramento dos contratos de trabalho.
Sem a presença destes profissionais, famílias estão desamparadas, uma vez que os Agentes Comunitários de Saúde atuam como um elo entre a comunidade e os serviços de saúde, promovendo a saúde e prevenindo doenças.
Entre as atividades, estão visitas domiciliares, ações educativas, coleta de dados, acompanhamento de famílias e grupos, e participação em atividades de planejamento e avaliação da equipe de saúde.
O processo seletivo anunciando incialmente em fevereiro e que previa provas em março, foi cancelado e posteriormente reaberto, houve inclusive a prorrogação das inscrições, que vão até ao dia 09 de maio.
Neste período, o contrato dos agentes que prestavam o serviço encerrou e com isso, algumas unidades de saúde estão momentaneamente sem poder atender as famílias assistidas por estes profissionais.
Uma fonte revelou que é de seu conhecimento que cerca de 23 Agentes Comunitários de Saúde foram desligados devido ao término do contrato, além disso, outros 14 Agentes Comunitários de Endemias também tiveram seus contratos descontinuados, totalizando 37 profissionais.
A reportagem entrou em contato com a prefeitura para obter algum posicionamento a respeito, mas até o fechamento desta matéria não obteve retorno. O espaço está aberto.