O comandante do 15° Comando Regional da Polícia Militar de Mato Grosso, Tenente Coronel PM James Jacio Ferreira apresentou o balanço das atividades da regional e os resultados no controle do crime no Nortão durante o ano de 2022.
Em 2022, a Polícia Militar realizou 56 grandes operações na regional que tem sede em Peixoto de Azevedo e cobre mais 8 cidades. Nestas operações foram apreendidos aproximadamente 280 quilogramas de drogas e 140 armas de fogo. O comandante regional destacou ainda a prisão de 37 pessoas que estavam com mandado judicial de prisão em aberto.
“Trinta e sete foragidos da justiça foram identificados e presos durante as abordagens e operações da Polícia Militar na região, a maioria desses presos circulavam naturalmente na comunidade local e a ficha criminal nos leva a acreditar que reincidiam no cometimento de crimes”, frisou o Tenente Coronel PM James.
REDUÇÃO DO CRIME – pelo quarto ano consecutivo foi destaque a redução do crime de roubo na região, com o total de 101 casos registrados no ano de 2022, sendo que em 2021 foram registrados 152 casos. “Em 2018, ano anterior a nossa gestão, tivemos o registro de 424 roubos na região, no encerramento de 2022 temos 323 registros a menos de roubos na região, é um magnifico resultado na segurança e tranquilidade da população do Nortão!”, destacou o comandante regional.
Conforme declarações do Tenente Coronel James, o impacto positivo fica mais expressivo quando se analisa cidade a cidade, a exemplo das duas maiores cidades da região, Guarantã do Norte e Peixoto de Azevedo, que no ano de 2018 registraram 121 e 126 roubos respectivamente, neste ano de 2022 registraram apenas 29 e 22 roubos.
“Peixoto de Azevedo tem uma redução superior a 82% e Guarantã do Norte redução de 76% nos roubos em quatro anos. Importante ainda destacar que a média mensal é muito baixa em cada cidade, inferior a três casos ao mês! Quando analisamos as duas maiores cidades percebemos que no ano de 2022 tivemos o registro de menos roubos em toda região do que cada cidade tinha no ano de 2018, são dados impressionantes que nos permite afirmar que o Nortão está seguro e pacífico”. Finalizou o comandante James Jacio.