Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) realizou sessão especial para celebrar os 50 anos da indústria no estado e lançar oficialmente a Agenda Legislativa da Indústria. A iniciativa foi proposta pelo deputado estadual Carlos Avalone (PSDB) e contou com a participação do presidente da Casa, deputado Max Russi, além de representantes da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt) e lideranças sindicais do setor produtivo, na tarde desta quarta-feira (21), no Plenário Renê Barbour.
Um dos momentos de destaque da sessão foi a entrega da Medalha do Mérito Industrial ao presidente do Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso (Cipem), Ednei Blasius. A honraria reconhece sua atuação à frente do setor de base florestal, que tem papel fundamental na economia mato-grossense.

“Essa homenagem não é minha, é do setor de base florestal como um todo. Represento aqui todos os empresários, trabalhadores das indústrias, caminhoneiros, profissionais que atuam na floresta, todos que ajudam a conservar e movimentar a economia do estado”, destacou Blasius, emocionado com a homenagem. Ele lembrou ainda que o setor é responsável por significativa geração de empregos, especialmente nas cidades do norte de Mato Grosso, onde é a principal fonte de renda.
Para o deputado Carlos Avalone, o lançamento da agenda legislativa é um marco que fortalece a interlocução entre a indústria e o parlamento estadual. “Conversamos com todos os sindicatos industriais e mapeamos os projetos de lei em tramitação na Assembleia que impactam o setor. A agenda entregue hoje aos 22 deputados reforça a importância dessas pautas para o desenvolvimento industrial do estado”, explicou.
O presidente da Fiemt, Silvio Rangel, ressaltou a importância simbólica e prática da iniciativa. “É a primeira vez que a Assembleia recebe esse tipo de documento, inspirado na experiência da Confederação Nacional da Indústria. Além disso, celebramos os 50 anos da indústria em Mato Grosso com reconhecimento a empresários que fizeram e fazem história.”
Já o presidente da Assembleia Legislativa, Max Russi, frisou que a homenagem é mais que merecida. “A indústria de Mato Grosso está organizada, moderna e gera desenvolvimento e oportunidades em nossos municípios. A Assembleia é parceira dessa transformação e continuará apoiando pautas que incentivem a inovação, a industrialização e o crescimento do setor.”
A sessão solene reforçou a união entre o poder público e o setor produtivo, valorizando o papel estratégico da indústria para o desenvolvimento econômico sustentável de Mato Grosso.