sábado, 24 maio, 2025
InícioDesign da HomeDestaqueInvestMT fortalece a inserção internacional dos setores produtivos de Mato Grosso

InvestMT fortalece a inserção internacional dos setores produtivos de Mato Grosso

Criado com o propósito de fortalecer a presença internacional dos setores produtivos de Mato Grosso, o programa InvestMT tem promovido uma aproximação estratégica entre o governo estadual e o mercado externo. A iniciativa busca impulsionar o comércio internacional e valorizar as cadeias produtivas locais, como o agronegócio, a indústria, a carne e os demais commodities, por meio da participação em feiras, rodadas de negócios e missões internacionais.

O programa foi apresentado à diretoria do Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso (Cipem) durante a 5ª Assembleia Ordinária da entidade, realizada na tarde desta quinta-feira (22), na sede da Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (FIEMT).

O modelo de financiamento do programa é baseado na parceria entre o setor público e o setor privado: as empresas investem uma parte dos recursos e o governo do Estado complementa com o mesmo valor. Essa soma é revertida em ações de promoção comercial e posicionamento estratégico de Mato Grosso no cenário global.

.
Assembleia ordinária do Cipem

Um dos exemplos recentes de adesão ao programa, é o do Cipem, que, por meio da representação da FIEMT no conselho gestor do InvestMT, já protocolou uma solicitação de recursos para viabilizar a participação na Feira Carrefour International du Bois, em Nantes, na França, que será realizada entre os dias 2 e 5 de junho de 2026. Trata-se de um dos principais eventos mundiais voltados ao setor madeireiro e à arquitetura sustentável.

“A adesão do setor florestal ao InvestMT representa um o estratégico para consolidar Mato Grosso como referência internacional em sustentabilidade e manejo responsável. Com iniciativas como o Dia na Floresta e a participação em feiras globais, mostramos ao mundo que é possível aliar desenvolvimento econômico à conservação ambiental”, afirma Ednei Blasius, presidente do Cipem.

Com o InvestMT, Mato Grosso avança no fortalecimento de sua imagem no exterior, demonstrando que sustentabilidade e desenvolvimento econômico podem caminhar lado a lado. A participação ativa do setor florestal nas pautas internacionais reforça o compromisso do segmento com a legalidade, a inovação e a conservação ambiental.

Participe do nosso grupo de Whatsapp

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mais popular

Pular para o conteúdo