Os atendimentos realizados no Posto Eleitoral de Apiacás foram ampliados de 70 por semana, em média, para 120, em duas semanas. Este aumento é fruto da oficialização do Termo de Cooperação n° 02/2023, firmado entre a 50ª Zona Eleitoral e a Câmara Municipal, visando à comunhão de esforços para a realização de revisão do eleitorado ou atendimento ordinário com coleta de dados biométricos no município.
A Câmara de Vereadores disponibilizou o espaço e uma pessoa para realização dos atendimentos, reforço que já refletiu no aumento do fluxo de pessoas atendidas. Antes, a 50ª Zona Eleitoral também havia firmado parceria com a Prefeitura, que cedeu um servidor e computadores, mas ainda era necessária a disponibilização de um espaço e mais uma pessoa para auxiliar nos atendimentos.
Com a formalização do Termo de Cooperação com a Câmara, a equipe foi treinada e os computadores preparados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT), incluindo a instalação dos kits biométricos. Dessa forma, os atendimentos, que antes somavam uma média de 70 por semana, foram ampliados para cerca de 120.
De acordo com o chefe de cartório da 50ª ZE em substituição, Osmar Fernandes Ribas, a expectativa é alcançar ainda mais pessoas. “Eu acredito que vamos conseguir chegar, em breve, a uma média de 150 pessoas por semana, porque o atendimento começou há alguns dias com esta nova estrutura e os servidores estavam pegando o jeito dos sistemas eleitorais. Agora, isso vai normalizando e a tendência é que a capacidade aumente cada vez mais”.
Coleta biométrica
As pessoas que moram em Apiacás e ainda não cadastraram a biometria devem procurar o Posto Eleitoral, instalado na Câmara Municipal, que fica na Av. Ludovico da Riva Neto, n° 206, bairro Bom Jesus. Os atendimentos ocorrem de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30. Além da biometria, outros serviços eleitorais são oferecidos no local, como alistamento (1º título), transferência, revisão, regularização, emissão de certidões, entre outros.
A biometria é o mecanismo mais seguro para o eleitor no momento do voto, pois impede que uma pessoa vote no lugar de outra. Ao coletar a digital, a Justiça Eleitoral também faz um registro fotográfico atualizado da pessoa e confirma dados pessoas, informações que são utilizadas no dia das eleições, para confirmar a identidade e conferir ainda mais segurança ao eleitorado.