A rede de proteção social está realizando um trabalho preventivo nas escolas municipais, com o objetivo de orientar os alunos sobre os cuidados e direitos relacionados ao corpo. A iniciativa utiliza uma linguagem lúdica para facilitar a compreensão das crianças sobre o que é permitido e o que não é em relação ao próprio corpo.
Durante as atividades, os profissionais utilizam a metodologia das cores do semáforo, na qual as crianças interagem indicando, ao toque, quais partes do corpo acendem a luz verde, amarelo ou vermelha, facilitando a compreensão dos limites e cuidados necessários.
Além disso, são realizadas apresentações e exibidos vídeos educativos, e as crianças aprendem, de forma prática e divertida, como ligar para o Disque 100, canal de denúncia de violações de direitos humanos.
Também fica um alerta para a comunidade para que, caso haja suspeita de abuso ou exploração sexual, qualquer cidadão possa realizar denúncia pelo Disque 100 ou procurar a Polícia Judiciária Civil e Conselho Tutelar. A ação reforça a importância da conscientização desde cedo, proporcionará que as crianças cresçam orientadas e cientes dos seus direitos.